• Letícia Suher

CASE IRON STUDIOS: Growth hacking amplia 25% das vendas com estratégia e inteligência de dados


Oi, pessoal!


Fiquei um tempo sumido por aqui (muitos jobs!🙏🥰), mas estou de volta com uma história muito fixe para compartilhar com vocês: o case da Iron Studios, um dos nossos clientes aqui na Sr. Jorge Digital & Creative!


A Iron Studios é uma empresa de estátuas colecionáveis, que nasceu no Brasil, mas está no mundo, inclusive aqui na Europa. Com uma dinâmica específica de lançamento de produtos, a marca apresenta novas peças que entram para a chamada pré-venda - funciona como uma reserva do produto antes mesmo de ele estar disponível no mercado. Quando o item fica pronto (cada estátua é feita com detalhes minuciosos por um time de artistas e especialistas!), ele é enviado para quem garantiu previamente. Os fãs amam!


Foi em meados de abril de 2020, que a Iron Studios nos trouxe uma importante missão. Um novo escritório estava sendo estabelecido em Portugal, o que tornaria desde a negociação até a distribuição dos produtos muito mais ágil, competitiva e interessante - tanto para os clientes quanto para os parceiros comerciais. A missão? Expandir o Reconhecimento da Marca no continente e encontrar pessoas interessadas em fazer a reserva durante a pré-venda das novas estátuas.


Bom, agora que já apresentei o nosso assunto de hoje, vou passar a palavra para a Julia Melo, a nossa Digital Specialist, responsável pela estratégia de mídia e inteligência de dados que levou esta história a ser um grande case de sucesso ;)



Histórias para Colecionar Compartilhar


Olá! Vou contar para vocês mais sobre como abraçamos esse desafio, quais estratégias e quais ações foram importantes para alcançar - e superar - os resultados projetados. O nosso ponto de partida foi analisar o cenário da marca nos países em que eram o foco das vendas e, assim, alinhar todos os passes com a estratégia do negócio da Iron Studios.





As etapas para o sucesso


A primeira parada nesta jornada foi uma batalha travada entre Harry Potter e Voldemort.

O set com duas estátuas BDS Art Scale 1/10, lançado em 2020, precisava ter suas pré-vendas aquecidas na Alemanha, França e Reino Unido. Porém, como cativar uma conversão tão valiosa numa marca renomada em países como Brasil ou Estados Unidos, mas com awareness relativamente baixo nas praças trabalhadas?


O primeiro passo da estratégia que traçamos foi uma campanha publicitária institucional que apresentava “a alma da marca”, ou seja, despertava o reconhecimento da Iron Studios e também contava ao público os diferenciais. Com objetivo de Alcance e Notoriedade da Marca composta por anúncios in-stream ignoráveis no YouTube e Social Ads, este trabalho focou em apresentar a posicionamento antes do produto e, assim, criar um laço com o público-alvo detetado durante o processo de Planeamento - um dos serviços que temos por aqui na Sr. Jorge.


O segundo passo da estratégia-teste com o pack de estátuas foi a captação de leads. Para tal objetivo, usámos campanhas com formulários nativos em Social Ads e campanhas de TrueView for Action, com a criação de landing pages específicas, com informações e textos estratégicos, para cada país, personalizadas nos seus idiomas nativos. Assim, a experiência foi mais amigável, aumentando as chances de conversão.


Como resultado, esta segunda fase da campanha captou cerca de 2 mil leads qualificados e abriu as portas para a construção do verdadeiro case de sucesso: as campanhas de pré-vendas na Europa - que mais tarde também se expandiram para Oriente Médio, América Latina e Estados Unidos.



O case


Após o teste bem-sucedido com o set de Harry Potter e Voldemort, o desafio foi o de, mensalmente, captar leads de consumidores finais interessados na compra prévia destes produtos ainda não lançados. Iniciamos uma campanha de captação de leads para as novas linhas de X-Men, Batman, Joker e Iron Man no Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha.


Traçamos uma estratégia baseada em segmentação por interesses específicos, conforme a linha de colecionáveis trabalhada, dados de mercado, dados demográficos e públicos semelhantes aos já conhecidos, e desenvolvemos os criativos a partir do material disponibilizado previamente pelo cliente e personalizado para cada país.




Com acompanhamento diário, otimizações e muuuuita análise de dados com visão estratégica, alcançamos, em 2 meses de campanha, um CPL menor do que o esperado e um ticket médio, maior do que o esperado. Nas praças em que houve o trabalho de reconhecimento de marca estabelecido, inicialmente com o set de Harry Potter e Voldemort, como Alemanha, França e Reino Unido, os resultados foram 166% maiores. Além disso, atingimos:


  • 10 vezes maior alcance nas redes sociais em relação ao período pré-campanhas;

  • 80% aumento nas pesquisas relacionadas ao termo nos países trabalhados em 2020.


Podemos dizer, com certeza, que este trabalho foi um case de sucesso quando olhamos o impacto nas vendas para distribuidores europeus: aumento de 25% no número estimado para 2020. Fixe demais!


Ficamos muito contentes com o final dessa história que, na verdade, foi só o começo de uma longa parceria entre nós, da Sr. Jorge Digital & Creative, e a Iron Studios, que segue com a gente por aqui em novos desafios, aprendizados e resultados reais nas ações de comunicação.


Gostou? Deixe o seu comentário aqui ou mande um e-mail pelo geral@srjorge.com e falaremos sobre como transformar o seu negócio com estratégia e criatividade!


Até a próxima,

Abraços,

Júlia e Sr. Jorge


17 visualizações0 comentário