• SR. JORGE

Marketing Digital Na Real #4 | Como vai sua marca no LinkedIn?


Entre as muitas reviravoltas de 2020, certamente uma delas é a forma de nos relacionarmos - inclusive com a tecnologia. Com o isolamento social, as necessidades mudaram e houve o boom de comportamentos e tendências que estavam emergentes. O TikTok é um dos exemplos: segundo dados do Sensor Tower "o TikTok foi instalado mais de 87 milhões de vezes no último mês, tanto no iOS quanto no Android. Isso representa um crescimento de 52,7% em relação a junho de 2019.” Impressionante, né?


Tanto que o próprio Instagram lançou a funcionalidade Reels, para produção de vídeos curtos de 15 segundos, com o objetivo claro de bater de frente com a plataforma chinesa em ascensão.


As novidades no digital, e no Social Media, não param. E sim, é importante ficar atento às oportunidades para as marcas se conectarem com seus públicos. Mas neste artigo da série #MarketingDigitalNaReal, em que trago algumas informações para ajudar parceiros, clientes e interessados a compreenderem melhor a área, quero propor uma reflexão: como vai sua marca no LinkedIn?


Eu sei, é tentador partir para novos lugares, como TikTok - muitas vezes apenas por estar em alta ou porque outras marcas fazem este movimento. Porém,existem oportunidades bastante interessantes na maior rede profissional do mundo - e é recorrente que não estejam sendo aproveitadas da melhor maneira. Vamos entender isso juntos?


Vamos aos números


Se os números do TikTok surpreendem, vamos aos do LinkedIn. A rede ultrapassou a marca de 600 milhões de usuários no mundo e, segundo dados do HubSpot, é a rede social que mais gera leads qualificados, com taxas de conversão 4 vezes maior que o Twitter e o Facebook. E tem mais:


  • 79% dos profissionais de marketing B2B acreditam que as mídias sociais são um canal eficaz de marketing (Omoboro);

  • 80% de potenciais clientes B2B surgem do LinkedIn (Oktopost).


E é também no contexto pandêmico que o LinkedIn firma sua importância, já que o desemprego acentuado pela crise fez com que a presença na rede seja praticamente obrigatória na busca por recolocação. Somando marcas pessoais e profissionais, a plataforma se torna um terreno fértil para posicionamento, relacionamento e, claro, geração de negócios.


Desde sua criação, a rede evoluiu e, hoje, seu maior valor é visto com o tempo investido - e não gasto - pelos usuários; compartilhamento de conteúdos de alta qualidade e profundidade; fonte de informação; e forte engajamento.


Pronto para explorar o LinkedIn?


Company Page, o espaço institucional


Este é o perfil da empresa no LinkedIn, onde estão todas as informações mais relevantes sobre a organização e também é o espaço para publicar conteúdos: textos, links, imagens, vídeo. A principal dica aqui é manter a página sempre atualizada e com a identidade visual da marca: construir posicionamento e trabalhar o viés institucional dentro do LinkedIn começa no cuidado com a própria “casa”. Um ponto interessante também é que seu time pode se vincular ao perfil, e as pessoas que fazem parte da organização aparecerão na página - o que pode ativar relacionamentos e trazer mais pessoalidade.


Ah! E você ainda pode encontrar a Show Case page que, nada mais é que uma Company Page voltada especificamente para linhas de negócios específicas. Isso permite o compartilhamento de conteúdos mais conectados a uma iniciativa em si, para uma centralização maior de informações.


Conteúdo é rei


Bom, como falei, o conteúdo de alta qualidade é um dos brilho nos olhos de quem está no LinkedIn. Então, é para caprichar. De acordo com as recomendações da rede, você pode - e deve - criar posts sobre:


• Links para artigos de blog

• eBooks

• Estudos de caso

• Artigos do Setor

• Conteúdo instrutivo relevante


Importante: publicações com link tendem a ter 45% mais participações do que atualizações sem links. ;) Mas claro que vale diversificar formatos. Um deles é o Slideshare! O estilo de apresentação cabe muito bem para infográficos, pesquisas, cases, seminários, instruções de produtos. Aproveite o apelo visual e leve informações breves e atraentes.


Importante, parte 2: Adicionando um formulário no LinkedIn Slideshare, ainda é possível captar dados de quem está interessado no conteúdo para gerar leads e prospecção.


E vamos lembrar que mesmo quando falamos de marcas, falamos de pessoas. Na rede social, mais ainda. Então, vale dizer que trabalhar marca pessoal de colaboradores e líderes associada ao negócio é uma alavanca para gerar autoridade e confiança. Por isso, aposte em criar artigos proprietários, que expressem expertise, senso crítico e opinião, para ativar engajamento e relacionamentos.


Alcance e segmentação


Quando pensamos em mídia no LinkedIn, uma das grandes vantagens é a segmentação bastante detalhada - e até por isso, o investimento nesta rede é maior quando comparado com outras plataformas. Para ampliar a presença da sua marca por lá, existem algumas possibilidades. Vem, vou te explicar!


Para que seu conteúdo chegue a mais pessoas além daquelas que seguem sua Company Page, o Sponsored Content ou o Direct Sponsored Content são o caminho. No primeiro, você promove conteúdo publicado em sua página, já no segundo, é você pode promover sem publicar na página - o que permite testagem e personalizações de acordo com a segmentação feita.


É possível também uma abordagem mais pessoal por meio das Sponsored Messaging, no qual você pode enviar mensagens personalizadas, com um remetente, e começar conversas para gerar tráfego para site ou ter call-to-action para preenchimento de formulários. Uma forma de única de se aproximar de seu público, não acha? :)


Por último, mas não menos importante, o Dynamic Ads! Essa solução da plataforma foi criada para trazer mais personalização em maior escala: dá para customizar anúncios a partir dos objetivos da campanha e incluir dados do perfil de cada profissional no LinkedIn, como foto, empresa e cargo, entre outros.


Mas se você está a pensar que devem ter outras formas de gerar negócio além do investimento em anúncios, você acertou. O LinkedIn é um recurso para que o próprio time comercial possa iniciar a prospecção. Te conto a seguir ;)


Uma ferramenta comercial, sim


Seu time de vendas, provavelmente, já está no LinkedIn, certo? Então, pequenas ações por lá podem fazer a diferença na hora de se relacionar e gerar credibilidade - dois aspectos que tem tudo a ver com vendas. Então, vamos às dicas!


  1. Investir na marca pessoal: prepare o perfil com uma boa foto e com descrição para além do cargo. Traga no resumo a experiência e como pode ajudar a resolver a "dor" do cliente. É um cartão de visita, mas mais elaborado.

  2. Publicar conteúdos: é muito importante que o profissional se mostre por dentro do mercado, especialmente naquele que atua, e traga sua visão de negócio e perspectivas. Além disso, a imagem de uma marca está diretamente associada ao que os funcionários falam sobre ela, portanto, vale compartilhar conteúdos de reforçar o expertise da empresa.

  3. Personalizar mensagem: sabe aquele texto automático que aparece na hora de se conectar com outro profissional? Apague e faça um novo, personalizado, e com uma abordagem interessante. Vale até mesmo um convite para um artigo, e-book, visita ao site.

  4. Relacionar-se: aproveite datas e momentos importantes para outros profissionais para enviar uma mensagem de parabéns ou comentar algum texto que seja interessante. A cordialidade é essencial - para a vida e para os negócios.

  5. Usar o filtro: na área de busca, é possível usar os filtros para encontrar empresas e profissionais que tenham perfil com o que você procura. Isso facilita a busca por novos contactos e otimiza tempo para encontrar quem pode ser seu futuro cliente ;)


Ufa! Muita coisa, né? Espero que todo esse conteúdo possa ter ajudado você a navegar melhor pelo Marketing Digital na maior rede profissional do mundo! E lembre-se: as tendências surgem, as manchetes estão a todo vapor, mas é sempre importante filtrar o que, de fato, faz sentido para sua empresa e para os objetivos do seu negócio.


Então, se quiser continuar este papo, você pode ver mais textos da série #MarketingDigitalNaReal aqui no blog e também marcar um café aqui comigo. Que tal criarmos juntos sua estratégia no LinkedIn?


Te espero!

Abraços, Sr. Jorge


Fontes:

Resultados Digitais

Meio&Mensagem

LinkedIn


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo