Layout do blog

O planejamento estratégico na hora do branding

Jorge • jan. 19, 2022

O casamento perfeito para transformar uma ideia em realidade.

As definições de branding quase sempre se misturam com a ideia de marca. Sim, elas têm muito em comum, até porque, o primeiro é originário do segundo. Porém, enquanto o branding tem uma relação mais estratégica voltada a definição das ações e planejamento, a marca é tudo aquilo que é aplicado no real.

Portanto, uma marca sem branding é quase certo que os resultados não serão tão satisfatórios. E aí, chegamos a um elemento fundamental para implementar um bom branding: o planejamento estratégico.

O que é o planejamento estratégico?

Quando se trata de marca, antes da mensagem chegar ao consumidor, várias etapas são determinantes e o planejamento estratégico é a base disso. Ele é a junção de todas as iniciativas com o objetivo de estruturá-la e gerar uma comunicação alinhada. O planejamento é o responsável por converter o propósito da marca em valores práticos, criando a percepção que o consumidor terá do produto ou serviço.

A ideia é sempre aprofundar cada vez mais a conexão do cliente com a empresa. Ele não pode só se identificar com os benefícios que ela oferece, precisa também ter um vínculo com seus valores e estilo.

Como funciona?

O branding pode também ser traduzido como o posicionamento que a empresa tem no mercado. Nesse contexto, a mensagem é muito importante para definir em que lugar na vida dos consumidores a marca está.

Para isso, são determinados alguns parâmetros, como a definição da identidade visual, o tom de voz, o tipo de conteúdo e muitas outras ações que tornam a percepção da marca mais clara para os consumidores.

Mas e aí? Como começar o planejamento estratégico em branding? É o que vamos responder a seguir.

Como começar?

Não vamos mentir para você, leitor, o planejamento estratégico em branding é muito mais do que algumas dicas em um texto. Às vezes, é um trabalho que leva meses, tanto por necessitar entender o perfil do público, quanto para compreender o que a empresa quer passar. Alinhar esses aspectos de uma maneira harmônica não é tão simples, entretanto, há formas de começar e é sobre isso que vamos falar aqui. Confira!

Pense na personalidade da marca

É muito importante definir as características marcantes da sua marca, o que fará ela ser reconhecida apenas com uma frase ou imagem, por exemplo? Nesse processo, pensar nos adjetivos relacionados e nos aspectos do estilo são fundamentais. Além, é claro, de ver a marca como uma pessoa.

Veja, uma empresa de mochilas para trilhas, deverá personificar a sua imagem para como alguém radical que gosta de esportes e da vida selvagem. Nesse sentido, as escolhas de como comunicar devem ter a ver com essa “pessoa”.

Tom de voz

Esse é um fator que está unido com a personalidade da marca. É hora de definir como a empresa se expressará em seus textos e conteúdos. Qual é a linguagem? É mais profissional? É mais descontraída? Um detalhe importante é que precisa estar alinhado com os consumidores, especialmente, com as gírias e expressões do cotidiano, obviamente sempre com contexto.

Conteúdo

Sobre o que a sua marca vai falar? Claro, ela terá que falar sobre os produtos ou serviços, mas hoje esse tipo de imposição — compre e não questione, não funciona mais. Lembre-se, você está construindo o seu branding e quer que o consumidor tenha uma percepção profunda da sua marca.

Sendo assim, um bom planejamento estratégico deve contar com uma ideia clara do tipo de conteúdo. Para isso, além de compreender o seu cliente, é fundamental entender o seu segmento. Procure saber o que influencia tanto internamente quanto externamente a sua área, como o mercado e a concorrência se comportam. Essas informações te ajudarão a determinar um bom conteúdo.

Canais

Ok, você já definiu como vai falar, agora precisa identificar onde. Quais são os melhores lugares para divulgar a sua mensagem? Isso claro, não pode ser determinado por achismos, você precisará se basear no que pesquisou sobre seus clientes.

Quais são os lugares que eles mais usam? O que mais falam lá (isso te ajudará a ter conteúdos)? Também, é interessante descobrir o porquê acessam. O que eles buscam e consomem lá?

Pensar em planejamento estratégico em branding é buscar por uma direção. Uma orientação totalmente alinhada ao mercado e a como a sua marca quer ser vista.

Espero que esse texto tenha esclarecido, pelo menos, inicialmente as suas dúvidas sobre o assunto.

Até mais,

Sr.Jorge

Por Sr. Lda 25 mar., 2024
Sabia que com o marketing de influência pode alcançar resultados impensáveis de atingir com outro tipo de estratégias? Venha descobrir como aumentar a credibilidade da sua marca!
Por Sr. Lda 14 mar., 2024
No mês da mulher, nós pedimos às Jorginas para compartilhar um pouco sobre as outras mulheres que inspiram seus trabalhos e suas vidas. O resultado foi uma história envolvente que mistura o profissional com o pessoal e geram conexões que nós nunca imaginamos! Clique para ler!
Por Sr. Lda 28 fev., 2024
Os gatilhos mentais podem ser usados ​​para persuadir, influenciar e motivar as pessoas. Venha saber como pode tirar partido deles nas suas estratégias de marketing e transformar o seu negócio!
Conheça o UGC: uma estratégia de conteúdo que gera credibilidade e autenticidade!
Por Sr. Lda 22 fev., 2024
O seu seguidor é o seu maior parceiro na criação de conteúdo orgânico: trazer a sua comunidade para mais perto dos seus produtos e soluções confere prova social e autoridade naquilo que você se propõe a entregar. E hoje nós conversamos mais sobre isso!
Entenda como usar a publicidade nativa como ferramenta de sucesso para seus anúncios!
Por Sr. Lda 28 dez., 2023
Como anda o desempenho dos anúncios que a sua empresa veicula? Eles geram estranhamento nos seus seguidores ou são simplesmente ignorados? No blog de hoje eu te conto mais sobre um conceito que vai mudar a sua percepção e estratégia! Clique para ler!
Qual é a história da sua marca? Descubra o poder do Brand Storytelling e aprenda como construir uma
Por Sr. Lda 27 dez., 2023
Qual é a história da sua marca? Descubra o poder do Brand Storytelling e aprenda como construir uma comunidade de consumidores fiéis.
Por Sr. Lda 11 dez., 2023
*Este texto foi escrito em PT-PT
Prova Social: 5 exemplos que resultam
Por Sr. Lda 23 nov., 2023
Apesar do que possamos pensar, somos constantemente influenciados pelos comportamentos das pessoas à nossa volta. Faz parte do ser humano “irmos na onda” dos outros, principalmente com pessoas que conhecemos e/ou admiramos. Isto quer dizer que temos todos ou pouco de “Maria-vai-com-as-outras” em nós? No que diz respeito à escolha de um produto ou serviço, sim! Vamos aprender mais sobre a Prova Social?
Como humanizar a marca com vídeos
Por Sr. Lda 13 nov., 2023
Na hora de adotar os vídeos como estratégia de humanização de marca dentro do marketing digital, tirar a teoria e o planejamento do papel pode ser um desafio. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas que foram compartilhadas com a Lelê! Clique para ler!
O que é infotoxicação e como evitar
Por Sr. Lda 10 out., 2023
Conhecer a infotoxicação e como evitá-la é a chave para o crescimento e geração de conexão com a sua audiência. Leia mais para entender!
Mais Posts
Share by: