Gestão de Tráfego: como uma agência de Marketing Digital o pode ajudar

Qualquer um que tenha um negócio, pequeno ou grande, quer atrair visitantes (e potenciais clientes) para as suas plataformas digitais. Seja num site, num blog ou nas redes sociais, todos queremos que o nosso público-alvo nos “visite”, tenha relações de confiança connosco e, consequentemente, que compre o nosso produto e/ou serviço.
Há quem pense que criar anúncios na internet é fácil. Sim, o ato de publicar anúncios não exige muitos conhecimentos. Mas será que sem um planeamento estratégico se consegue atingir os resultados desejados? A realidade é que por trás de um anúncio deve existir sempre um profissional conhecedor do mercado e dos hábitos dos utilizadores. Só assim os objetivos sonhados se tornam realidade!
Gestão de Tráfego: mais do que Paid Media

Ao contrário do que possa parecer, a gestão de tráfego vai muito além de anúncios em Paid Media. A segmentação de públicos conforme os interesses destes e a análise de indicadores para identificar se as visitas atraídas são qualificadas estão entre as responsabilidades de um gestor de tráfego.
De uma forma geral, gerar contactos (ou leads) qualificados, desenvolver reconhecimento e consciencialização de uma marca e vender são os principais missões de um Gestor de Tráfego.
Assim, um Gestor de Tráfego tem a missão de implementar estratégias que visam atrair tráfego para cumprir os objetivos de um determinado cliente.
Resumindo, um Gestor de Tráfego pode desempenhar as seguintes funções:
- Criação de um plano de projeto e o seu orçamento;
- Estudar o público-alvo (demografia, localização, hábitos de consumo);
- Gestão de projetos de anúncios (definição do melhor horário, criação de uma mensagem de valor);
- Gestão de ferramentas de monitorização do fluxo de tráfego online;
- Acompanhamento constante de métricas;
- Construção de relatórios de resultados.
Uma das plataformas mais importantes de qualquer negócio é o seu site. Para medir o desempenho de um site, o Gestor de Tráfego estuda vários indicadores, como: o número de visitantes, a visualização das páginas ou o número de cliques.
Como qualquer outra função na área do Marketing, o Gestor de Tráfego deve manter-se a par das evoluções da internet, garantindo sempre
criatividade, inovação e transformação. Como? Através do acompanhamento de novos produtos e serviços, do estudo do comportamento dos utilizadores online e do posicionamento dos concorrentes. Não queremos ficar para trás, certo?
Quais são os tipos de gestão de tráfego?
- Tráfego orgânico
Sem investimento financeiro. Normalmente o utilizador chega até o site atraído por conteúdo.
- Tráfego pago
Existem dois tipos: de pesquisa, que faz com que a página patrocinada apareça nas primeiras posições do Google e o de display, quando se paga por um espaço em sites que têm parceria com o Google.
- Tráfego de e-mail marketing
Quando os utilizadores clicam em links recebidos nos seus e-mails.
- Tráfego direto
Quando o utilizador já conhece o site e escreve o endereço da página diretamente no motor de busca;
- Tráfego social
Gerado através de links partilhados nas redes sociais.
Como uma Agência de Marketing Digital o pode ajudar

Como em tudo na vida, nada melhor do que contar com profissionais que sabem o que estão a fazer. Apesar de parecer simples, a Gestão de Tráfego exige muito conhecimento e experiência.
Ao contratar uma agência para realizar a gestão de tráfego do seu negócio pode:
- Reduzir custos;
- Atrair novos clientes;
- Aumentar as suas vendas;
- Explorar novos mercados;
- Aumentar a autoridade da sua marca.
Sr. Jorge: somos especialistas em Gestão de Tráfego
Agora que sabemos o que é a Gestão de Tráfego e a sua importância, bora perceber como a equipa da Sr. Jorge o pode ajudar?
- Antes de tudo: quais são os seus objetivos? Antes de qualquer investimento, definimos as metas dos nossos clientes;
- Agora que a direção a seguir está clara, está na hora de realizar uma análise estratégica para definirmos melhor o nosso caminho: as plataformas utilizadas e o valor a investir, por exemplo;
- Resultados: há que acompanhar os resultados para podermos moldar a estratégia da melhor forma. Só assim é possível observarmos o volume de conversões a aumentar e, assim, assistir a transformação do seu negócio.
Parece-lhe bem? Se sim,
vamos conversar?
Até à próxima!
Jorge :)