Você tem fãs no LinkedIn?

Este conteúdo foi escrito em PT-BR
“Olá, conexões!” Quantas vezes você não leu isso rolando o feed do LinkedIn antes de mudar para outra postagem?
A relevância da produção de conteúdo para a maior rede social profissional do planeta é uma pauta relevante para refletirmos sobre como a nossa marca é vista por lá. Do meu lado, eu utilizo estratégias de SEO nos meus posts, trago um conteúdo relevante sobre como nós traçamos os objetivos para os clientes e até dou algumas dicas de usabilidade de ferramentas. Mas chega de falar de mim, me conta: o que a sua marca tem feito para ser vista e lembrada no LinkedIn?
Nosso papo de hoje é sobre como estabelecer uma conexão além do botão de seguir, e deixar a sua marca na mente do usuário. Vem comigo!
Já ouviu esse cara aqui?
Nas palavras de Jeff Weiner, ex-CEO do LinkedIn, “De nada adianta criar uma ferramenta tecnológica útil, capaz de atrair centenas de milhões de usuários, se ela não consegue fazer com que essas pessoas voltem com frequência a seu site e compartilhem conteúdo de forma espontânea.”
Na ocasião, ele conversou com a revista Exame sobre o uso da plataforma para contratação e RH, e como esses processos escalaram para o sucesso. Mas para nós, que temos aquele olhar afiado de comunicador, é fácil trazer essas palavras para a nossa realidade. Afinal, de que adianta ter um perfil bem “arrumadinho”, com foto, descrição, links e não gerar na audiência aquele desejo de acompanhar as ações que estamos realizando de maneira orgânica?
Pode parecer o famoso arroz com feijão, mas é imprescindível que você conheça o seu público-alvo e saiba se comunicar com ele. O que vai reter a sua audiência e transformá-la de seguidor para fã, é a habilidade de tornar o seu produto ou serviço relacionável com a rotina do usuário.
Já imaginou, mesmo em uma semaninha morna de postagem, o seu engajamento e alcance continuarem subindo?
Parece sonho, mas nada mais é do que estratégia! E eu vou compartilhar com você um pouco do que fazemos por aqui!
Pega o papel e a caneta
- O seu público-alvo sabe que é seu público-alvo? A pergunta pode ser estranha, mas eu te garanto que uma estratégia bem feita deve dar check no conhecimento da persona sobre você. O seu conteúdo e seu cronograma de postagem devem trazer consciência a quem você quer impactar, mostrando que a dor (ou desejo) desse usuário está relacionada à sua solução.
- SEO no LinkedIn: bora rankear? Um copy bem feito, com as palavras-chave corretas, aumenta as suas chances de aparição nas buscas. Imagina que você possui uma companhia de beleza, mas palavras como “skin care”, ou “cuidados com a pele” nunca apareceram nos seus textos? Fique de olho no que está em alta para encaixar com maestria e ser encontrado(a)!
- O formato importa: de acordo com um artigo publicado em 2022, o marketing visual é a chave para começar a traçar o caminho para bons resultados. Segundo o texto, documentos em formato PDF têm 250% mais engajamento, e lives nativas no LinkedIn recebem 20 vezes mais comentários e 6 vezes mais likes.
- A oportunidade é sua amiga, use-a! A gente já conversou aqui sobre marketing de oportunidade, então que tal ficar de olho no que está acontecendo no mundo e trazer para o seu conteúdo? Não, não precisa reproduzir memes se essa não for a sua linguagem, mas compreender o cenário atual da vida online do seu público-alvo, e usar essa comunicação na sua estratégia promove a identificação que nós queremos!
- Não é só para profissionais, mas é para eles também. Com a popularização da rede, é possível encontrar clientes, parceiros de negócios e colaboradores dentro do LinkedIn (são mais de 850 milhões de usuários no mundo inteiro!). Converse com as pessoas que precisam da sua solução, mas fale também com profissionais! Desde aqueles do seu segmento, até os formadores de opinião do seu nicho, aproveite para refinar seu conteúdo vez ou outra para impactar e formar conexões com especialistas.
Mas dicas não são tudo…
Desenvolver uma rede social, e torná-la relevante o suficiente para ser lembrada até nos momentos de baixa de engajamento, é um trabalho árduo. É necessário analisar, compreender, testar, errar e testar de novo para traçar uma estratégia assertiva. E mesmo essas que dão certo por muito tempo, precisam de updates, afinal as plataformas estão em constante mudança e o LinkedIn é apenas mais uma delas.
E vou aproveitar esse finalzinho para te falar que a galera aqui da Sr. Jorge é mestre na estratégia! Me chama para conversar e eu te conto como nós podemos te apoiar nessa jornada!
Abraços do Jorge! ;)