Cative o seu público. Como aplicar o storytelling numa estratégia de conteúdo?

*Este conteúdo está escrito em PT-PT
O ato de contar histórias está presente desde o início da humanidade, é uma competência inata. Desta forma, criamos laços e transmitimos informações de uma forma cativante. E é claro que, hoje em dia, com a relevância da comunicação digital para qualquer empresa, contar histórias nas redes sociais pode ser uma ferramenta poderosa na criação de conexão e de fidelização.
O que é o Storytelling?
O storytelling, ou a arte de contar histórias, é uma técnica que pode transformar a sua estratégia de conteúdo nas redes sociais. Ao criar narrativas autênticas e envolventes, conseguirá comunicar a sua mensagem enquanto entretém, inspira ou ensina.
Quais são os principais componentes do Storytelling?
- Personagens: podem ser pessoas reais ou fictícias.
- Narrativa: um começo, meio e fim.
- Conflito: gera interesse e mantém a atenção do público.
- Resolução: muitas vezes com uma lição ou chamada para uma ação.
- Emoção: o elemento que torna a história memorável.
Porque deve usar o Storytelling nas redes sociais da sua marca?
Histórias bem contadas evocam emoções, facilitam a compreensão de informações complexas e humanizam uma marca. Isso não só aumenta o engagement, como fortalece a confiança e ajuda-o a diferenciar-se no mercado. Num mundo em que todo o conteúdo se assemelha, ser autêntico ajuda-o a destacar-se e a criar relações de valor com o seu público. Afinal, a sua história é o que o torna único!
Como criar um storytelling nas redes sociais? O passo a passo:
● Defina um objetivo.
● Estude o seu público.
● Escolha (ou crie) as personagens.
● Desenvolva um enredo.
● Estruture a história.
● Mãos à obra!
Mas como fazer isso na prática?
- Apresente a sua equipa: as suas funções, o seu percurso profissional e outras curiosidades.
- Mostre os bastidores do seu negócio. Em época de lançamento de um novo produto/serviço, documente todo o processo e crie antecipação através de teasers.
- Partilhe histórias reais de clientes: seja através de vídeos ou de testemunhos escritos, partilhe como a sua marca impactou a vida dos seus clientes.
- Documente cenas do seu dia a dia: as atividades simples do dia a dia criam proximidade e acrescentam valor ao “enredo”. Mostre rotinas da sua equipa e momentos especiais de convívio.
- Crie uma linha do tempo: construa uma narrativa que envolva a comunidade e que deixe o público com vontade de ver mais. Todas as histórias devem ter “cabeça, tronco e membros”.
- Utilize o humor: pode utilizar memes, GIFs e vídeos engraçados para criar conteúdo que crie identificação e que transmita a sua história. Mas lembre-se de adequar o tom à sua marca e ao seu público.
- Explore as emoções: as histórias, por si só, tocam chegam mais ao coração do que simples factos. Ao contar a sua, certifique-se que explora a antecipação, a surpresa e a empatia.
Pronto para o próximo capítulo?
A Sr. Jorge pode ajudá-lo a contar a sua história! Entre em contacto connosco para agendar uma conversa e saiba como, juntos, podemos criar enredos que vão encantar o seu público e impulsionar a sua marca.
Vamos a isto! 💪❤️
Jorge.