Checklist de erros a não cometer nas Redes Sociais da sua Marca
*Escrito em PT-PT
Aposto que já conhece o papel do Marketing de Conteúdo para a relevância, visibilidade e sucesso das marcas. Sabe-se que este tipo de estratégia vai além da simples criação de posts para as redes sociais, englobando um planeamento estratégico que visa construir relacionamentos duradouros e alcançar objetivos de negócio. O Marketing de Conteúdo consiste, assim, em criar histórias envolventes que gerem interesse, eduquem e transmitam confiança e autoridade.
Podemos resumir os principais benefícios de uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo nos seguintes tópicos:
- Aumento da visibilidade da sua marca;
- Influência da decisão de compra;
- Redução de custos na aquisição de leads.
Os passos essenciais para uma presença digital de sucesso
Sente que, por mais que crie conteúdos interessantes para as redes sociais da sua marca,
não atinge os seus objetivos de crescimento? Antes de culpar o algoritmo, pare para analisar o que tem feito e pense no que poderá estar a fazer de errado e como pode melhorar. Se quer uma presença digital de sucesso,
não cometa estes erros:
- Ignorar o planeamento e a estratégia: defina os seus objetivos, estude o seu público-alvo e desenhe um calendário de temas a abordar, para evitar imprevistos e manter a consistência:
- Ignorar as interações: aproveite cada oportunidade para interagir com os seus seguidores, respondendo aos comentários e colocando-lhes perguntas pertinentes.
- Não analisar os resultados. Acompanhe as métricas de desempenho das suas redes sociais, como o alcance, o engagement e as conversões.
- Não fazer ajustes na estratégia. Com base na sua análise, ajuste a sua estratégia para otimizar os seus resultados.
- Focar demasiado nas vendas e falar apenas no seu produto. O seu conteúdo deve também agregar valor, informar, entreter e inspirar o seu público.
- Criar conteúdos que não reflitam a personalidade da marca. Marcas há muitas, e conteúdo também! Crie materiais que traduzam os diferenciais do seu negócio.
- Não apostar em conteúdos humanizados. Mostre a sua equipa, partilhe a sua história e os seus bastidores. Pessoas gostam de acompanhar pessoas.
- Não adaptar a comunicação ao público-alvo. É como aquela frase: “aquele que quer ser tudo não pode ser nada”. Foque-se nas necessidades do seu público e comunique-se diretamente para ele.
Agora queremos saber: qual destes erros já cometeu? Se pretende posicionar o seu negócio para outro patamar com estratégia, criatividade e planejamento, conte com a perícia da Sr. Jorge para despertar a essência da sua marca e transmiti-la da melhor forma às pessoas certas.
Agende a sua conversa
aqui!
Até breve,
Jorge :)