Como construir confiança em tempos de privacidade digital

*Escrito em PT-BR
A confiança é um ativo inestimável quando pensamos na relação entre as marcas e seus consumidores.
Já pensou nisso?
Um estudo da Cisco de 2023 sobre privacidade revelou que 92% dos consumidores consideram o manuseio dos seus dados um fator decisivo na decisão de compra e negócios com marcas. Além disso, 37% dos entrevistados já “abandonaram” uma empresa por conta da preocupação com o manuseio das suas informações. Tudo isso revela a importância da transparência e políticas rigorosas de privacidade digital para reforçar a confiança do seu público, especialmente em um cenário regulatório cada vez mais rígido.
O que é essa transparência?
Ser transparente é ir além do cumprimento de exigências legais, como a LGPD no Brasil ou a GDRP na Europa (além de todos os demais órgãos espalhados pelo mundo). Quando falamos em
transparência, queremos falar sobre a adoção de uma abordagem proativa e educativa, onde o cliente entende claramente como seus dados estão sendo coletados, armazenados e usados.
Um exemplo famoso e inspirador é a política de privacidade da
Apple, que ganhou destaque pela clareza das suas explicações de práticas de coleta de dados. A empresa utiliza-se de elementos visuais instintivos e linguagem acessível para garantir que qualquer pessoa – usuária ou não dos produtos – possa entender como os dados são protegidos.
Os benefícios são claros
Como aqui nós trabalhamos com dados, trazemos algumas informações interessantes mapeadas pela
CPO Magazine (a partir da pesquisa da Cisco) que reforçam a importância da transparência da política de privacidade de dados:
75% das empresas entrevistadas relataram que os investimentos em privacidade promoveram maior confiança dos clientes;- 82% dos consumidores disseram que gastariam mais com empresas que consideram confiáveis em relação ao uso de dados.
Entendeu como comunicar sobre o uso de dados deixou de ser uma obrigação moral/legal, mas também se tornou uma estratégia de negócios inteligente?
Proteção de dados dentro da comunicação
A proteção de dados não é só uma questão de conformidade legal, mas é um componente perene da comunicação de uma marca. Isso vai desde a educação da equipe e dos clientes, até as campanhas que elaboramos para captar leads, vender produtos e serviços ou gerar reconhecimento de marca.
Através de uma abordagem que integra essas práticas com a comunicação transparente a respeito de tudo o que fazemos, ajudamos as empresas a estabelecer e manter a confiança dos seus consumidores. Acreditamos que, ao informar de forma clara, criamos campanhas e ações que não só respeitam a privacidade dos usuários impactados, mas também reforçam a credibilidade da marca.
Transparência como estratégia de longo prazo
A adoção de políticas em relação à privacidade de dados deve ser vista como uma estratégia de negócios, algo que trará frutos tangíveis (tanto em renome quanto em faturamento).
Para concluir, hoje eu não vou te chamar para criar um posicionamento forte e duradouro somente através de uma identidade visual interessante ou uma linguagem que conversa com o seu público-alvo da forma certa. Que tal entender como a proteção de dados no âmbito do marketing pode ajudar a estabelecer a presença da sua marca?
Me chama aqui e vamos conversar sobre o novo patamar da sua empresa. 😉
Abraço do Jorge! 👋