Layout do blog

Conheça o seu maior gerador de conteúdo orgânico

Sr. Lda • fev. 22, 2024

* Escrito em PT-BR

Eu tenho certeza de que você já ouviu a frase “A internet deu voz para todos”. Independente do contexto no qual ela está inserida, existe verdade em todas as letras dessa afirmação: hoje, qualquer pessoa pode ter acesso a um telefone com câmera e internet, e levar sua opinião para as mais diversas esferas e redes sociais.


E como um dos mercados mais perspicazes do mundo, o marketing descobriu esse poder do indivíduo como um impulsionador para o crescimento de marcas: assim, surgiu o
conteúdo gerado pelo usuário (user generated content, ou UGC). Hoje nós vamos olhar de forma estratégica para essa nova vertente de conteúdo e entender como ela é, sim, a melhor parceira do crescimento da sua marca. 😉


O que é o UGC?

É todo conteúdo criado pelo usuário, diferente daquele feito pelas marcas, agências e demais empresas de comunicação. O UGC embarca postagens de redes sociais, comentários, avaliações, vídeos, reviews… ou seja, tudo que parte de quem consome.


E com essa liberdade de criação, o UGC traz consigo uma três benefícios claros:

  1. Autenticidade: o UGC é percebido como mais verdadeiro pelos consumidores, uma vez que é criado por pessoas semelhantes e não por empresas com interesses comerciais;
  2. Engajamento: criado por usuários para usuários, o UGC incentiva a interação e a troca de opiniões sobre o que está sendo produzido. Os consumidores se tornam mais conscientes e partes da marca;
  3. Credibilidade: avaliações e opiniões de produtos e serviços, quando criadas por usuários reais, influenciam na decisão da audiência pela identificação entre quem está falando e quem está recebendo.


Estratégias eficazes de UGC

Ainda que seja um conteúdo natural, o consumidor deve ser incentivado a trazer suas opiniões. Se liga nas dicas para começar a integrar essa estratégia à sua comunicação:

  1. Incentive a participação: crie uma comunidade entre seus seguidores, traga-os para dentro da narrativa da sua marca e use CTAs bem direcionados para a interação — bem direcionados, mas sem forçar a barra;
  2. Facilite o compartilhamento: desenvolva hashtags específicas sobre o conteúdo a ser compartilhado, crie templates de conteúdo (como esses que vemos no Instagram, sabe?)... aqui é onde você usa a criatividade para gerar mais compartilhamentos;
  3. Promova a diversidade: o cerne do UGC é a criação feita por pessoas reais. Ao promover diversidade, você gera mais conexão entre todas as pessoas, torna a sua marca mais inclusiva e atrai mais usuários.


Você já viu UGC em grandes marcas

Diversas empresas já usaram e abusaram do UGC nas suas campanhas, antes mesmo desse termo se tornar relevante na comunicação. Nós separamos aqui alguns casos para você conferir! 😉


  • Starbucks com a campanha #WhipeCupContest, onde os clientes eram incentivados decorar seus copos brancos e compartilharem nas redes sociais com a hashtag;
  • Coca-Cola, com a campanha “Share a Coke”, para aumentar a conscientização da marca, os usuários foram incentivados a compartilhar fotos nas redes com as garrafas personalizadas com seus nomes;
  • GoPro, de forma geral, é conhecida por destacar o conteúdo gerado pelos clientes como uma forma de mostrar a qualidade das câmeras em aventuras e locais extremos, trazendo a prova social para suas campanhas.


O UGC é uma das estratégias de engajamento da comunidade de seguidores, além de trazer um ar fresco para os conteúdos massivos que impactam os nossos feeds diariamente.


E agora eu lanço a bola para você: já imaginou capitalizar o potencial do conteúdo gerado pelos seus seguidores para fortalecer a imagem da sua marca?


Abraço do Jorge!


Por Pamella Cardoso 18 abr., 2024
Os websites fazem parte de uma presença digital de sucesso, sendo o local onde existem mais probabilidades de vender. Venha saber o que não pode faltar no site da sua marca!
Descubra todos os pontos principais para levar em consideração na hora de contratar uma agĂȘncia de m
Por Pamella Cardoso 17 abr., 2024
A importância de contratar uma agência de marketing vai além de delegar tarefas: é um investimento no crescimento da sua marca. E hoje eu te dou um checklist definitivo de pontos para levar em consideração antes de fechar com uma empresa! Leia mais!
Por Sr. Lda 28 mar., 2024
Somos uma potência profissional que saiu do âmbito do trabalho para impactar as nossas vivências pessoais. E esse é o nosso manifesto.
Por Sr. Lda 25 mar., 2024
Sabia que com o marketing de influência pode alcançar resultados impensáveis de atingir com outro tipo de estratégias? Venha descobrir como aumentar a credibilidade da sua marca!
Por Sr. Lda 14 mar., 2024
No mês da mulher, nós pedimos às Jorginas para compartilhar um pouco sobre as outras mulheres que inspiram seus trabalhos e suas vidas. O resultado foi uma história envolvente que mistura o profissional com o pessoal e geram conexões que nós nunca imaginamos! Clique para ler!
Por Sr. Lda 28 fev., 2024
Os gatilhos mentais podem ser usados ​​para persuadir, influenciar e motivar as pessoas. Venha saber como pode tirar partido deles nas suas estratégias de marketing e transformar o seu negócio!
Entenda como usar a publicidade nativa como ferramenta de sucesso para seus anĂșncios!
Por Sr. Lda 28 dez., 2023
Como anda o desempenho dos anúncios que a sua empresa veicula? Eles geram estranhamento nos seus seguidores ou são simplesmente ignorados? No blog de hoje eu te conto mais sobre um conceito que vai mudar a sua percepção e estratégia! Clique para ler!
Qual Ă© a histĂłria da sua marca? Descubra o poder do Brand Storytelling e aprenda como construir uma
Por Sr. Lda 27 dez., 2023
Qual é a história da sua marca? Descubra o poder do Brand Storytelling e aprenda como construir uma comunidade de consumidores fiéis.
Por Sr. Lda 11 dez., 2023
*Este texto foi escrito em PT-PT
Prova Social: 5 exemplos que resultam
Por Sr. Lda 23 nov., 2023
Apesar do que possamos pensar, somos constantemente influenciados pelos comportamentos das pessoas à nossa volta. Faz parte do ser humano “irmos na onda” dos outros, principalmente com pessoas que conhecemos e/ou admiramos. Isto quer dizer que temos todos ou pouco de “Maria-vai-com-as-outras” em nós? No que diz respeito à escolha de um produto ou serviço, sim! Vamos aprender mais sobre a Prova Social?
Mais Posts
Share by: