O checklist definitivo para contratar uma agência de comunicação
*Escrito em PT-BR 🇧🇷
Em 2024, nos encontramos em um cenário caótico de disputa de atenção e expectativas cada vez mais elevadas de consumidores — nesse contexto, a capacidade de estabelecer uma comunicação efetiva com quem queremos falar deixou de ser um diferencial, mas se tornou uma necessidade de posicionamento frente à concorrência.
É aí que a decisão de contratar uma agência deixa de ser uma estratégia de expansão ou desoneração de esforços: é um
investimento inteligente no futuro da sua marca. Uma agência especializada em comunicação e posicionamento traz consigo um arsenal de
ferramentas, táticas validadas, e profissionais capacitados e dedicados ao seu negócio. Vai muito além de criar posts legais ou fazer uma campanha gerar leads. É o suporte para que as marcas não só cresçam, mas se
estabeleçam e prosperem no digital e offline.
E para te ajudar a escolher aquela que vai dar match com todas as necessidades da sua empresa, eu elaborei um
checklist definitivo de todos os pontos que você precisa levar em consideração antes de fechar com a uma agência.
Vem comigo!
O que você precisa avaliar:
- Experiência comprovada: isso vale para qualquer empresa. É necessário ter experiência real e clientes satisfeitos (o que nós chamamos de prova social). Para uma agência, isso mostra como as campanhas desempenharam, como o público recebeu as ações e como os clientes se beneficiaram do jobs.
- Compreensão 360º do seu mercado: mais do que o próprio contexto, a agência deve entender o seu mercado. Pesquisar, se aprofundar e entender o público-alvo da sua marca, bem como as tendências que fazem sentido para o seu produto ou serviço. A agência deve conhecer o seu mercado tanto quanto, ou até mais, que você.
- Inovação criativa: o core de uma grande agência é a capacidade de pensar na caixa. Nem fora, nem dentro, mas na caixa como um todo. Entender quando é a hora de fazer algo totalmente novo e disruptivo, ou quando é o momento de executar o básico bem feito, o arroz com feijão. A equipe não deve ter medo de arriscar ou resgatar ideias, discuti-las com você e colocar em prática o que vai diferenciar o seu negócio dos demais.
- Mindset é tudo: e isso não é papo de guru! Uma agência com o mindset correto é proativa, focada em resultados baseados em dados e busca o novo. Não apenas mais uma empresa que segue tendências, mas que cria as suas próprias, fazendo a sua marca estar sempre um passo à frente dos concorrentes.
- Comunicação o tempo inteiro: conta pra mim, você já trabalhou com uma agência ou um departamento de marketing que conversou com você de verdade? Não só para mostrar o progresso das suas campanhas, mas para conhecer o cerne da sua marca, ouvir suas objeções e desafios e apresentar soluções personalizadas — seja a nível humano ou corporativo. Uma boa agência faz isso — ela te ouve, dialoga e troca com você.
- Flexibilidade e adaptabilidade: composto por pessoas que constantemente mudam, o mercado também muda rapidamente. A sua agência deve entender esses movimentos, estudá-los e adaptar o discurso da estratégia da sua marca para conversar com o novo idioma falado quando necessário. Nada de estagnar em um ponto só ou mudar o tempo todo: é sobre compreender onde você está e em qual “pé” está a sua comunicação.
E agora, que tal um cafezinho antes de decidir?
Com todos esses pontos-chave em mãos, eu poderia agora te contar tudo sobre o meu
mindset growth, sobre os
prêmios que as nossas campanhas já renderam, os
milhões de dólares oportunidades geradas para os nossos clientes ou sobre como a minha
equipe multidisciplinar está pronta para te surpreender em todos os aspectos que você talvez nem saiba que precisa. 😉 Mas vou ser seu parceiro:
vamos tomar um café e conversar sobre o futuro da sua marca?
Pode ser presencial, se você estiver em Portugal, ou virtual, caso você esteja em qualquer outro lugar do mundo. Quero ouvir a
história da sua empresa, quais seus desafios e quais os planos para o futuro. E aí, se você se interessar em
colocar todos esses planos em ação com a estratégia certa e superar os desafios ao lado de pessoas empolgadas com o seu sucesso, nós conversamos sobre uma proposta.
Que tal?
Até daqui a pouco!
Abraço do Jorge!