Layout do blog

Briefing: precisa mesmo?

Letícia Suher • out. 17, 2020

Como estão as coisas por aí? Projetos estão a sair do papel ou parecem um pouco travados com várias rodadas de ajustes e refações? Bom, se for o segundo caso, desconfio que este texto possa ajudá-lo a se esquivar desse problema no futuro, porque hoje estou aqui para falar dele: o briefing.

É bastante comum que, com a empolgação ou com prazos mais curtos para começar um novo projeto, esta etapa de sistematizar informações seja deixada um bocado de lado para já partir para a mão na massa. Mas, cá entre nós, lá na frente o que era pra “ganhar tempo” se transforma no oposto. Então, sem mais delongas, vem comigo responder a pergunta do título! E fique tranquilo, porque também vamos quebrar alguns tabus em torno dele. ;)

Antes do briefing, depois do briefing

Aqui na Sr. Jorge, a gente parte do princípio que o briefing já é o pontapé da estratégia e da criação de qualquer material ou projeto. Como prezamos pela troca, pelo diálogo e pela cocriação, este momento em que investigamos com o cliente qual a demanda, o problema a ser resolvido, as expectativas e os resultados não fica restrito a um “pegar informações”, mas sim a hora certa de estabelecer um vínculo entre as pessoas que fazem parte do trabalho.

Então, temos o antes, o durante e o depois. Vou explicar: não existe briefing padrão. Isso significa que cada job terá questões específicas a serem respondidas, o que nos leva a receber a demanda do cliente e bater um papo para ouvi-lo falar sobre o que precisa e espera. Este primeiro meeting é, basicamente, reconhecer o terreno para entender quais perguntas devem ser feitas.

Aí, com um panorama um pouco mais claro do projeto, preparamos um documento adequado, com as questões que precisamos que esmiuçadas. Nesta hora, o interessante é que o cliente possa compartilhar com outros colegas que também participam do trabalho em algum nível para compilar todas as percepções e definir um caminho desenhado pela equipe que irá avaliar a entrega final.

PARA LEMBRAR: se você está com o briefing na mão de um projeto que envolve um grupo de pessoas, aproveite para coletar as perspectivas de todos e decidam, juntos, uma direção. Isso porque, caso as visões fiquem muito fragmentadas, isso pode gerar confusão na equipe que irá desenvolver a proposta, já que, provavelmente, tentarão atender a todas as ideias - o que pode prejudicar a coesão da estratégia ou da criação.

Ou seja, quando falo de preencher um briefing, isso exige, sim, uma dedicação e um tempo de concentração, até mesmo de forma coletiva. Quanto mais informações e direcionamentos claros o documento tiver, mais fluido será todo o processo :)

PARA REFORÇAR: não confunda "máximo de informações" com "tudo e mais um pouco". Dê inputs com o que é relevante para o projeto e evite abstrações e informações subjetivas. Sempre que possível, traga referências do que gosta ou não gosta, do que já foi feito e deu certo e do que não deu. Tangibilizar percepções e expectativas é uma excelente forma de direcionar!

Ao receber o documento aqui, a gente faz a leitura em conjunto para discutirmos os pontos trazidos e, sempre que possível, temos um debriefing com o cliente. Aí, você me pergunta: mas mais uma coisa? Sim, e é bem legal por dois motivos: primeiro que do lado de cá também há uma equipa que pode ter olhares diferentes para certas questões e deixar todos “na mesma página”, compreendendo o todo do projeto, é fundamental. O segundo motivo é que, mais uma vez, enxergamos que é uma oportunidade de conhecermos mais sobre o estilo de trabalho de ambos lados, o que fortalece a parceria e a comunicação entre as pessoas <3

O que não pode faltar em um briefing?

Já sabemos que cada briefing é um briefing, mas, olha, certas coisas são básicas para o start do trabalho. Anote aí o que é importante - e a gente adora - saber!

- Contexto da empresa: qual o momento atual? Quais desafios e conquistas relevantes que valem ser citados para entendermos melhor o cenário em que o projeto se apresenta?

- Objetivos de negócio e de comunicação: são dois objetivos diferentes. Como negócio, é a visão do todo, com indicadores específicos. Já na comunicação, os objetivos respondem ao que o negócio precisa no atual e futuro contexto.

- Público: ter em mente para quem estamos a fazer o projeto muda tudo, acredito. Se for mais de um target, por exemplo, é importante deixar claro quais são as prioridades. Compreender além de dados demográficos também é valiosíssimo para qualquer estratégia, por isso, caso você tenha uma persona desenhada, compartilhe - ou indique exemplos de quem são os compradores, decisores e influenciadores.

- Histórico de comunicação (peças, linguagem, campanhas): lembra quando falamos de contexto? Então, saber o que a empresa já fez e quais foram os resultados proporciona uma visão ainda mais integral da organização e permite evitar equívocos já conhecidos e potencializar aquilo que já se mostrou eficiente a partir de novos sentidos.

- Do e dont's: exemplificar, demonstrar, materializar. Vale tudo para deixar o mais claro possível o que é desejado e o que não. Use imagens, textos, cases, enfim, os recursos que tiver disponível para dar forma ao que tem em mente para o projeto.

- Entregáveis: como quer visualizar o projeto em sua síntese? É um site, um Key Visual, um e-mail marketing, um plano de mídia, uma campanha completa? Elenque as peças e materiais que gostaria de receber.

- Pesquisas (é ótimo ter quanti ou qualitativas!): quando existem pesquisas de mercado, de comportamento ou de satisfação com clientes, por exemplo, isso torna-se insumo para uma estratégia muito mais embasada e pautada em dados reais. Resultado? Uma entrega mais precisa, coerente e robusta. ;)

Retorno à pergunta lá do título: precisa mesmo? Mais do que preciso, o briefing é indispensável - e não apenas pelo alinhamento, mas também porque representa uma construção conjunta (entre equipas), potencializa relações, promove mais momentos de comunicação e torna todo processo mais tranquilo. Isso, sim, é que gera otimização de tempo e recursos, além de sedimentar conexões entre pessoas para parcerias mais prósperas e sustentáveis.

Aqui na Sr. Jorge, um briefing #NuncaSeráSóUmBriefing Não se resume a um documento online com alguns escritos. Aqui, a gente vê cada job como único e que nasce a partir do primeiro contato que fazemos com nossos parceiros. ;) Faz sentido para você?

Vamos conversar mais sobre isso! É só enviar um e-mail para ,, geral@srjorge.com para combinarmos.

Um abraço!

Sr. Jorge

Por Pamella Cardoso 18 abr., 2024
Os websites fazem parte de uma presença digital de sucesso, sendo o local onde existem mais probabilidades de vender. Venha saber o que não pode faltar no site da sua marca!
Descubra todos os pontos principais para levar em consideração na hora de contratar uma agência de m
Por Pamella Cardoso 17 abr., 2024
A importância de contratar uma agência de marketing vai além de delegar tarefas: é um investimento no crescimento da sua marca. E hoje eu te dou um checklist definitivo de pontos para levar em consideração antes de fechar com uma empresa! Leia mais!
Por Sr. Lda 28 mar., 2024
Somos uma potência profissional que saiu do âmbito do trabalho para impactar as nossas vivências pessoais. E esse é o nosso manifesto.
Por Sr. Lda 25 mar., 2024
Sabia que com o marketing de influência pode alcançar resultados impensáveis de atingir com outro tipo de estratégias? Venha descobrir como aumentar a credibilidade da sua marca!
Por Sr. Lda 14 mar., 2024
No mês da mulher, nós pedimos às Jorginas para compartilhar um pouco sobre as outras mulheres que inspiram seus trabalhos e suas vidas. O resultado foi uma história envolvente que mistura o profissional com o pessoal e geram conexões que nós nunca imaginamos! Clique para ler!
Por Sr. Lda 28 fev., 2024
Os gatilhos mentais podem ser usados ​​para persuadir, influenciar e motivar as pessoas. Venha saber como pode tirar partido deles nas suas estratégias de marketing e transformar o seu negócio!
Conheça o UGC: uma estratégia de conteúdo que gera credibilidade e autenticidade!
Por Sr. Lda 22 fev., 2024
O seu seguidor é o seu maior parceiro na criação de conteúdo orgânico: trazer a sua comunidade para mais perto dos seus produtos e soluções confere prova social e autoridade naquilo que você se propõe a entregar. E hoje nós conversamos mais sobre isso!
Entenda como usar a publicidade nativa como ferramenta de sucesso para seus anúncios!
Por Sr. Lda 28 dez., 2023
Como anda o desempenho dos anúncios que a sua empresa veicula? Eles geram estranhamento nos seus seguidores ou são simplesmente ignorados? No blog de hoje eu te conto mais sobre um conceito que vai mudar a sua percepção e estratégia! Clique para ler!
Qual é a história da sua marca? Descubra o poder do Brand Storytelling e aprenda como construir uma
Por Sr. Lda 27 dez., 2023
Qual é a história da sua marca? Descubra o poder do Brand Storytelling e aprenda como construir uma comunidade de consumidores fiéis.
Por Sr. Lda 11 dez., 2023
*Este texto foi escrito em PT-PT
Mais Posts
Share by: