Brand Storytelling: o poder de contar a sua história
*Este texto foi escrito em PT-PT
Quem nunca se sentiu envolvido por uma boa história? Seja ao sentir frio na barriga ao virar a página de um livro, ao ficar preso à narrativa de um filme ou mesmo numa conversa entre amigos, o poder de uma boa história é inegável.
Afinal, um estudo diz-nos que as informações transmitidas através de histórias podem ser até 22% mais memoráveis do que as que são comunicadas simplesmente como factos.
O mesmo acontece no mundo do marketing. Quando contamos a história da nossa marca, tornamos
a nossa presença mais marcante e criamos ligações mais fortes
com o nosso público. Para vender ou aumentar o nosso engagement, não basta ter um produto ou serviço fantástico. É preciso privilegiar a
emoção e a conexão. E o Brand Storytelling é a estratégia indicada para isso! Vamos descobrir como?

O poder do Brand Storytelling:
- Mais credibilidade e confiança: boas histórias marcam pessoas e contribuem para a criação de uma comunidade e de relações duradouras.
- Mais reconhecimento: as histórias fazem com que nos destaquemos da concorrência, através da criação de uma imagem positiva e marcante.
- Mais fidelização: vínculos emocionais com marcas criam consumidores mais fiéis.
- Mais humanização: as histórias são uma forma natural de comunicação entre os seres humanos. Desde a nossa infância, somos atraídos por histórias que nos envolvem, nos emocionam e nos conectam com o emissor.
Quando falamos em branding, falamos na identidade de uma marca, naquilo que a diferencia das outras. Mas como podemos contar a nossa história?
Dicas para contar a história da sua marca

Fonte: Unspun
- Primeiro, é importante definir a mensagem que queremos passar. Para isso, temos de conhecer a identidade da nossa marca. Faça as seguintes questões:
- Porque existe?
- Qual é a sua história?
- Quais são as suas personagens principais?
- Qual é a sua missão?
2. Estude as necessidades do seu público-alvo, para que possa criar uma história relevante, no formato correto e para as pessoas certas.
3. Não se esqueça da autenticidade. Abuse da imaginação, mas mantenha-se fiel à sua essência e coerente com a sua personalidade.
4. Não conte apenas a história da sua marca, mas também a das pessoas que foram impactadas por ela. Pode fazer isto com histórias reais dos seus clientes, por exemplo.
Está pronto para tornar a sua marca mais memorável? O primeiro passo está dado: estudou sobre o assunto! Agora, se precisa de ajuda para criar uma estratégia de Brand Storytelling e para escrever (e comunicar) a sua história, conte connosco! :)
E, se ficou curioso sobre o assunto, veja este vídeo em que um especialista em retórica explica o efeito das histórias, de um ponto de vista neurológico:
The magical science of storytelling | TEDx.
Até à próxima!
Jorge.